Os aeroportos se destacam como vibrantes centros de actividades comerciais, onde uma ampla variedade de segmentos de negócios floresce. Essas complexas infraestruturas não são mais, meramente, portais de acesso para viajantes, mas sim ecossistemas comerciais diversificados que englobam desde estabelecimentos de retalho e opções de hospitalidade até serviços essenciais de transporte e logística.
Essa diversidade de negócios não apenas enriquece a experiência dos viajantes, mas também constitui um dos alicerces fundamentais para a sustentabilidade económica dos aeroportos. Além de garantir que as receitas provenientes das frentes comerciais sejam sustentáveis a longo prazo, de modo a financiar as operações aeroportuárias e futuros investimentos, o desenvolvimento das actividades comerciais no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN/NBJ) almeja também aprimorar a experiência geral dos passageiros, oferecendo serviços e comodidades que atendam às suas necessidades e expectativas.
Objectiva proporcionar uma experiência única e conveniente para os viajantes, oferecendo opções alimentares diversificadas e produtos locais. Ao atender à demanda crescente por refeições rápidas e saudáveis, além de itens essenciais, a escloha das lojas no AIAAN leva em conta aumentar a satisfação do cliente, impulsionar a receita e promover um misto de produtos internacionais e da cultura local. Em breve, estaremos a divulgar as marcas que terão presença no aeroporto.
O desenvolvimento da cessão de uso de áreas dentro do Terminal de Passageiros para apoio operacional no aeroporto envolve alocar espaços a empresas aéreas, prestadores de serviços diversos e outros parceiros relacionados à operação aeroportuária.
O modelo de negócios de mídias aeroportuárias envolve exibição de publicidade e conteúdo promocional em espaços dentro do aeroporto (via telas digitais, painéis estáticos, anúncios em vídeo, som ambiente e outras formas de mídia) para incluir iniciativas de ativação de marca e marketing de experiência, onde as empresas podem criar experiências interativas, estandes de amostras de produtos, exposições e outros elementos para envolver o público de maneira mais profunda.
O AIAAN almeja oferecer um serviço de estacionamento bem projectado e eficiente no aeroporto que melhore a experiência do passageiro, tornando o processo de viagem mais conveniente e agradável. Numa segunda fase, surgirão outras opções de comodidade, tais como reservas online (para permitir reservas de vagas com antecedência, via aplicativo) e serviços adicionais (lavagem de carros e recarga de veículos eléctricos).
Estão a ser estabelecidas parcerias com empresas de aluguer de carros no aeroporto a fim de proporcionar conveniência aos passageiros e melhorar a experiência de viagem.
Além da importante conexão de comboio de ferro do centro da cidade de Luanda até o aeroporto, o AIAAN também está a criar parcerias com empresas de autocarros, associações de táxi e empresas de transporte por aplicativo para acrescentar outras opções de disponibilidade de transporte terrestre no aeroporto.
O AIAAN conta com uma imensa área territorial, ideal para exploração imobiliária, que permite desenvolver o negócio de Real Estate no complexo aeroportuário (tanto dentro do sítio aeroportuário quanto no seu entorno), contribuindo significativamente para a geração de receitas adicionais e para o fortalecimento da posição do AIAAN como um centro económico diversificado e sustentável na região.