Capacitação (habilitação para o exercício da actividade de Bombeiro de Aeródromo).
As actividades operacionais de salvamento e combate a incêndio no AIAAN, só serão executadas por profissionais detentores de certificado de conclusão, com aproveitamento, em eventos didáticos (treinamento) previamente reconhecidos pela ANAC e credenciados, no mínimo, como Bombeiros de Aeródromos (BA).
A Direcção de Resposta a Emergências, manterá actualizado um banco de dados com o registo de todos os profissionais do SSCI incluindo, além dos dados pessoais, informações concernentes a treinamentos, funções, experiências (no SSCI e em outros serviços correlacionados a actividade de bombeiro), etc.
A especialização dos profissionais responsáveis pelo desempenho, em seus diversos níveis, das actividades operacionais do SSCI será suportada por um Programa de Capacitação. O Programa de Capacitação não pretende orientar ou sinalizar a progressão funcional do Bombeiro, mas a habilitação requerida para os exercícios de funções operacionais. Excepto o treinamento inicial para habilitação dos bombeiros de aeródromo que requer o reconhecimento prévio da ANAC, as demais actividades de treinamento estabelecidas no Programa de Capacitação serão desenvolvidas em coordenação da Direcção Geral Adjunta de Administração, Capital Humano e Finanças e a Direcção Geral Adjunta para Aeroportos.
A manutenção do nível de proficiência dos Bombeiros de Aeródromos, esta endereçada no PFOA AIAAN, através do Programa de Treinamento Recorrente (PTR-BA) com implantação prevista para fevereiro de 2025.
Apoiar em situações de Emergências
Apoiar em situações de Emergências
Viatura equipada com torre de iluminação, retrátil
Viatura equipada com guincho hidráulico
Apoiar e conduzir o Chefe de Equipa em Emergências
a. Secção de Combate a Incêndio Principal, com acesso directo à pista Sul, com uma área de construção de aproximadamente 3.200 m2, com destaque para as seguintes funções:
Secção de Combate a Incêndio Satélite, com acesso directo à pista norte, com uma área de 970 m2, incorporando as seguintes funções:
O SSCI será operado exclusivamente por profissionais com formação específica em prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeródromos.
O SSCI está organizado de acordo com diferentes níveis de hierarquia, aptidão técnica e responsabilidade operacional, distribuídas conforme a sequência abaixo:
O SSCI funciona em turnos, estabelecidos em função da disponibilidade dos profissionais, durante todo o período de operação do aeroporto.
A escala de serviço será composta por quatro ou três equipes que se revezam de acordo com o período de operação do aeroporto.
A seguir, as principais características operacionais do Complexo Aeroportuário e suas instalações que agregam relevância para a execução do PEA AIAAN FNBJ: